• Post by: Ferrageira

 

A escolha da ferramenta adequada à tarefa a executar é fundamental, na maioria das vezes um dos fatores com mais impacto na produtividade.   

 

As ferramentas elétricas ocupam um lugar importante no trabalho da Indústria e da construção, sendo as responsáveis pelo cumprimento ou incumprimento da produtividade esperada em cada trabalho.

Como tal, a definição de qual opção que mais se adequa ao trabalho da sua empresa tem efeitos concretos na sua produtividade.  

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens, mas antes de decidir qual usar, tem de considerar o seguinte:  

O que está a procurar na ferramenta? Potência, eficiência, ergonomia ou liberdade de movimentos? 

Como é o ambiente de trabalho? Por exemplo, tem acesso a tomadas elétrica? É um local seco ou húmido? Um local com muito ou pouco tráfego de pessoas? 

Clarificado qual o seu ambiente de trabalho, podemos começar a analisar os benefícios e desvantagens de cada tecnologia para ver qual delas se adapta melhor às suas necessidades.  

 

K 545 S | Milwaukee Tools Portugal

Vantagens de ferramentas elétricas com fio 

As Ferramentas elétricas com fio são a opção preferida entre os trabalhadores da construção uma vez que podem usar a mesma ferramenta o dia inteiro. 

  1. Tempo de uso.  Quando o tempo é essencial, uma ferramenta com fio permite que o usuário continue seu trabalho sem precisar de uma pausa. Uma vantagem relativa, tendo em conta as desvantagens ergonômicas para os trabalhadores.  
  2. Consistência. Uma fonte de energia consistente significa que o poder da ferramenta será consistente. Isto significa que a sua ferramenta poderá executar 100% da sua capacidade permanentemente, uma vantagem em relação a outras tecnologias.  
  3. Custo. Um custo inicial mais baixo em relação a outras tecnologias. Não envolvendo custos com baterias e carregadores. 

 

Desvantagens de ferramentas elétricas com fio 

  1. Mobilidade. O movimento é limitado, exigindo mudanças frequentes de fonte de energia. Isso significa que o utilizador terá mais dificuldade em tentar manobrar sua ferramenta elétrica. 
  2. Energia. A energia de uma ferramenta com fio advém de uma tomada elétrica e, se não houver eletricidade, não há opção para usar a ferramenta. Isso pode ser um problema quando na área de trabalho não existem fontes de energia, sendo para isso necessário alocar mais recursos para fornecer energia.  
  3. Fios. Os fios além de dificultarem a mobilidade, são riscos potenciais à segurança. Por outro lado, os cabos de alimentação facilmente são danificados, tornando a ferramenta elétrica inútil. A substituição do cabo pode ser cara ou impossível em alguns casos, exigindo uma substituição completa. 

Os modelos com fio são geralmente mais pesados e mais exigentes nos braços. Esta é uma das principais desvantagens, quando queremos garantir a melhora ergonómica quanto às atividades do trabalhador. 

 

M18 FPD2 | Milwaukee Tools Portugal

Vantagens de ferramentas elétricas sem fio 

As ferramentas elétricas sem fio são uma ótima opção, para trabalhos que exijam máxima liberdade. A opção ideal para aqueles pequenos trabalhos, não necessitando de alocar mais recursos à tarefa.  

  1. Sem fio. A principal vantagem deste tipo de ferramenta é que não há cabos para se preocupar. A mobilidade total é garantida, permitindo que o utilizador se mova livremente e sem obstáculos. Podendo ser manobradas até em espaços apertados e de difícil acesso. 
  2. Menos equipamento. Não exige fonte de energia ou intermináveis extensões de energia, exigindo apenas as baterias facilmente incorporáveis na ferramenta. Isto traduz-se num espaço de trabalho menos lotado. Menos cabos são também sinónimo de mais segurança no local de trabalho. 
  3. Peso. O peso da ferramenta é tendencialmente mais leve, e a ferramenta fornece menos tensão ao usuário, na medida em que o cabo não está a exercer um peso adicional. Além disso, estas são projetadas de forma compacta para dessa forma também aliviar a tensão do trabalhador nas mãos. 

Obviamente, também existem algumas desvantagens das ferramentas elétricas sem fio que tem de pesar na hora de responder à sua necessidade.  

 

Desvantagens de ferramentas elétricas com fio 

  1. Potência. À medida que a energia das baterias é consumida, a eficiência de algumas ferramentas pode decrescer. Isto pode resultar num trabalho abaixo da média, se a carga cair atingir níveis muito baixos. Situação ultrapassada rapidamente, caso se tenha mais de uma bateria.  
  2. Carregamento de Baterias. A recarga da ferramenta pode ser demorada. Imagine um utilizador ter de esperar algumas horas enquanto a ferramenta é recarregada. Contudo, este é um dos problemas que tem vindo a ser ultrapassado pelas constantes melhorias tecnológicas que garantem carregamentos cada vez mais rápidos. .  
  3. Capacidade das baterias. Alguns modelos de ferramentas elétricas exigem uma potência superior, levando a consumos de energia que rapidamente descarregam as baterias. Exemplo de algumas serras, martelos pneumáticos ou rebarbadoras de grande dimensão, em que os modelos sem fio são menos eficazes que seus equivalentes com fio.

Mais uma vez, estes são aspetos que estão a ser melhorados pelos principais fabricantes, produzindo ferramentas cada vez mais eficientes quanto ao consumo de energia; ao mesmo tempo, que melhoram a potência dos equipamentos (exemplo da Chave de Impacto de alto Torque Milwaukee M18 ONEFHIWF1)

 

Em síntese, as ferramentas com fio oferecem um trabalho intensivo, sem grandes alterações na potência oferecida. Por outro lado, as ferramentas sem fio destinam-se a trabalhos rápidos que não exigem um uso intensivo e de grande débito de energia.  

 

Ferramenta elétrica a bateria Vs Ferramenta elétrica com fio. Exemplo da Rebarbadora.  

Vamos concretizar tudo o que dissemos até agora com o exemplo da escolha de um Rebarbadora. As rebarbadoras são comuns em muitas indústrias, e o modelo elétrico com fio é o mais utilizado. Contudo, é necessário perguntar a si mesmo "Quais características são importantes para mim?" 

Se o desempenho é fundamental para o seu trabalho, as rebarbadoras a fio proporcionam os melhores resultados. Elas oferecem uma maior potência e têm um tempo de intervalo de serviço mais longo, o que contribui para uma ferramenta de melhor desempenho geral. Ao mesmo tempo, se o custo de compra inicial é a sua principal prioridade, então, uma rebarbadora elétrica com fio é a melhor opção, pois tem um preço mais atraente. 

Por outro lado, se pretende uma rebarbadora para trabalhos mais precisos e minuciosos a solução a bateria garante-lhe melhores resultados. A maneabilidade é muito maior, oferecendo mais precisão no trabalho. Se o ambiente for de muito tráfego de pessoas, então talvez também seja esta melhor opção. 

Os principais fabricantes continuam a inovar e aprimorar suas ferramentas, por isso as tecnologias são cada vez mais eficientes e fiáveis. Vale a pena procurar sempre o conselho de especialistas e distribuidores confiáveis para atestar se a ferramenta escolhida é a mais adequada para a sua necessidade.  

 

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 

 

  •  

    Rua Cónego Araújo, 304 

    4785-576 Trofa

  •  

    Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

  •  
    Telefones

    220 968 280 / 1 / 2

    Horário

    Seg. Sex.

    8h30 - 12h30

    14h00 - 18h30

    Sábados

    9h00 - 12h30

Top